sábado, 1 de setembro de 2012

Grêmio consegue um empate em cima de muita pressão do Palmeiras


A intenção era voltar com uma vitória. Mas o Grêmio conquistou um importante ponto na noite deste sábado, 1°, no Pacaembu em São Paulo. Com um a menos desde os 17 minutos do segundo tempo, já que Kleber foi expulso, o Tricolor segurou a pressão do Verdão e arrancou o segundo empate no Campeonato Brasileiro. Ao final dos 90 minutos: Palmeiras 0x0 Grêmio.

O próximo compromisso gremista é contra o Atlético-GO, às 20h30 desta quarta-feira, 5, no Olímpico. O Tricolor continua na terceira colocação do Brasileirão, com 41 pontos. Para a 22ª rodada, Luxemburgo não terá o ataque titular, já que Kleber, suspenso, e Marcelo Moreno, convocado.
Como o Fluminense também empatou na rodada - 2 a 2 com Figueirense, em Florianópolis - e chegou aos mesmos 44 do líder Atlético-MG, a distância para  ponta caiu um ponto, para apenas três nesta rodada. O Galo, no entanto, tem dois jogos a menos. Um deles será amanhã, contra o Corinthians, no Pacaembu. O outro acontecerá no meio deste mês, contra o Flamengo.


O JOGO
1° TEMPO: EXPUSLÃO COMPLICA TUDO MUITO CEDO

A ideia era vencer no Pacaembu. Mas com poucos minutos no primeiro tempo, já se viu que a tarefa seria árdua. Em três oportunidades, aos 4, aos 7 e aos 9 minutos, o Palmeiras chegou com certo perigo ao gol de Marcelo Grohe. O Grêmio só respondeu aos 12, quando Pará lançou Kleber, mas Bruno saiu do gol para segurar firme.

Kleber, por sinal, seria o personagem do primeiro tempo. Já com cartão amarelo, depois de um lance controverso de reclamação, o atacante dividiu bola de forma dura com Henrique no meio-campo. Prontamente, Sandro Meira Ricci deu o segundo cartão amarelo para o camisa 30 e o expulso, não sem antes ser cercado pelos gremistas.

Se a partida já estava mais para o Verdão, por conta da posse de bola, passou ainda mais para o comando dos donos da casa. O Grêmio, desde o início, errou mais do que nas últimas partidas na saída de bola e não conseguiu segurar a bola no ataque com Kleber e Moreno.

LINHAS DE QUATRO

Imediatamente após a expulsão, o Grêmio formou duas linhas de quatro e isolou Marcelo Moreno no ataque. O centroavante brigou muito pela bola e ajudou bastante na marcação, mas não teve uma chance clara para marcar. Em duas oportunidades, os paulistas tiveram liberdade para finalizar da entrada da área. A mais perigosa com Artur, aos 42 minutos, em chute que raspou a trave esquerda de Marcelo Grohe.

Ainda antes do final da primeira etapa, o Tricolor teve uma boa chance. Aos 45 minutos, Moreno brigou no ataque e enfiou passe para Zé Roberto. O camisa 10 driblou Bruno sem tocar na bola e finalizou. No meio do caminho, o chute toca em Maurício Ramos e resvala no braço do zagueiro. Os gremistas reclamam muito da não marcação do pênalti.


2° TEMPO: DEFESA, PRA QUE TE QUERO

No retorno ao vestiário, Luxemburgo manteve a equipe e a mesma estratégia com Moreno isolado. Já Felipão colocou Maikon Leite e apostou na velocidade do atacante. O Grêmio não havia admitido, mas veio apenas para se defender no segundo tempo para arrancar o empate.

Só que, mesmo com o Palmeiras com mais posse, Zé Roberto é diferenciado. O camisa 10 escapou pela esquerda, por onde fez fila, e cruzou para trás. Marcelo Moreno escorou para o gol já sem goleiro, mas outra vez Maurício Ramos salva antes de a bola cruzar a linha do gol, antes dos 10 minutos. Depois, a pressão foi palmeirense. Luxa, rapidamente, colocou Léo Gago e Marquinhos nas vagas de Marcelo Moreno e Marco Antônio.

Com jogadores rápidos, Felipão pediu jogadas pelos lados. Muitos cruzamentos para a área do Grêmio, sem penetrações e finalizações de dentro da área de Grohe. Mazinho, Maikon Leite e Márcio Araújo foram alguns dos que tentaram de fora da área. Os dois primeiros assustaram mais, principalmente o segundo, aos 13, e Mazinho, aos 32.

ABAFA DO VERDÃO; TRICOLOR SEGURA O RESULTADO

O abafa alviverde seguiu forte até o final. O Grêmio tinha escapadas esporádicas, mas sem levar perigo. Sempre orquestradas por Zé Roberto, as jogadas eram de bolas longas para tentar um ataque rápido e surpreender o rival. Já o Palmeiras manteve a postura de levantar bola na área tricolor e bombardear de fora.

Nos minutos finais, ainda deu tempo para que Barcos, convocado para a seleção argentina, passasse da marcação de Naldo e desse uma cavadinha na frente de Marcelo. A bola triscou o travessão e saiu pela linha de fundo, o que selou o ponto gremista conquistado no Pacaembu.

BRASILEIRÃO 2012
21ª RODADA
PALMEIRAS 0x0 GRÊMIO

Público: 12.035
Renda: R$ 423.806
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE/Fifa)
Assistentes: Fabrício Vilarinho (GO/Fifa) e Bruno Boschilia (PR/Asp Fifa)
Local: Estádio Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: Sábado, 1º de setembro

Cartões amarelos:
Palmeiras: Luan, Tiago Real, Maikon Leite, Barcos
Grêmio: Kleber, Marcelo Moreno, Naldo, André Lima

Cartão vermelho:
Grêmio: Kleber

PALMEIRAS
Bruno; Artur (Corrêa), Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Márcio Araújo, João Vitor (Maikon Leite) e Tiago Real, Luan (Mazinho) e Barcos
Técnico: Luiz Felipe Scolari

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Naldo, Werley e Anderson Pico; Fernando, Souza, Marco Antônio (Marquinhos) e Zé Roberto (André Lima); Kleber e Marcelo Moreno (Léo Gago)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário