sábado, 8 de setembro de 2012

Grêmio enfrenta o Corinthians no Pacaembu, atrás de uma vitória

O Grêmio quer vencer o Corinthians no Pacaembu, em São Paulo, para dormir líder do Brasileirão na noite deste sábado, 8, mesmo que a posição venha a ser provisória. O Tricolor gaúcho é o terceiro colocado, com 44 pontos, e pode chegar a 47, ultrapassando o Fluminense, que inicia a 23ª rodada no topo da tabela, com 47, e o Atlético Mineiro, segundo com 45. Para terminar o domingo no lugar mais alto, o time do Olímpico conta com triunfo do seu arqui rival Internacional sobre o Tricolor carioca em Porto Alegre e tropeço do Galo diante do Palmeiras em Belo Horizonte. Se perder o jogo, que inicia às 21 horas, o Grêmio não sai da terceira posição, mas pode ver os rivais se distanciarem.

O técnico Vanderlei Luxemburgo não conta com dois titulares. O atacante Marcelo Moreno está na seleção boliviana e André Lima inicia no seu lugar. Já o lateral-esquerdo Anderson Pico sentiu dores musculares e vai ser poupado, dentro da nova política do clube de resguardar qualquer jogador que apresentar queixas semelhantes para não submetê-los a riscos e a afastamentos maiores. O lateral-direito Pará joga deslocado para a posição e deixa vaga para a entrada de Edilson.

Desde que Luxa decretou a titularidade de Pico e devolveu Pará para a sua posição original, subiu o rendimento do lateral-direito. Mas o técnico rejeita a idéia de que o jogador tenha falhado ao ser improvisado na esquerda. “Quando que o Pará prejudicou o time? Nunca tem confusão no lado dele. É óbvio que cresce de rendimento pela direita, é a função dele, mas também deu conta do recado pelo lado esquerdo”, observou Vanderlei Luxemburgo.

PICO

O treinador também justificou a opção de poupar o titular da lateral esquerda. “O Anderson jogou os dois últimos jogos com uma dor. É um jogo duro contra o Corinthians, se ele entra em campo pode ter uma lesão mais grave. É normal que sinta algo assim, mas vamos o tirar para não o perder por três ou quatro semanas”, explicou. “Eu sempre falei do pijama training, de puxar o freio de mão. Isso é o mais importante. Uma coisa é ter dor muscular, outra é ter uma lesão. Por isso contamos com a fisiologia, fisioterapia, nutricionista, este é nosso trabalho”, completou Luxa.

TITE ESCALA O QUE TEM DE MELHOR

Tite deu uma pausa no chamado rodízio de titulares, um termo que ele detesta, para enfrentar o Grêmio, neste sábado, às 21 horas, em São Paulo. O técnico do Corinthians só não vai escalar quem realmente não tem condição de jogo, está suspenso ou na seleção brasileira.

Os três jogadores que não atuaram na derrota para o Figueirense porque foram preservados voltam à equipe. Estes são os casos do lateral Alessandro, do zagueiro Paulo André e do meia Danilo. O problema de última hora foi o atacante Emerson, que sentiu um problema na coxa direita durante o treino e foi vetado pelo Departamento Médico.

Um dos motivos de usar sua força “quase” máxima é recuperar pelo menos em parte o entrosamento do time que foi afetado no jogo em Florianópolis no meio da semana. “Quanto mais se repete o time, a coordenação dos movimentos melhora. São oportunidades. É o segundo jogo do Guilherme. Será uma sequência para o Martínez. O Romarinho chegou quanto tempo faz? Já está no processo, está se entrosando”, observou Tite.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X GRÊMIO

Local: Estádio do Pacaembu em São Paulo (SP)
Data: 8 de setembro de 2012, sábado
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Rodrigo Henrique Correa (RJ)

CORINTHIANS: Júlio César; Alessandro, Paulo André, Wallace e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Edenílson e Danilo; Martínez (Emerson) e Romarinho
Técnico: Tite

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Kléber e André Lima
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário