quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Grêmio vence o Vasco em noite perfeita


Era tudo o que o Grêmio queria. Em uma noite que até os resultados paralelos deram certo, o Tricolor venceu o Vasco por 2 a 0 nesta quarta-feira, 29, dentro do Olímpico e se consolidou na terceira colocação do Brasileirão, ao abrir cinco pontos dos cariocas.
Além disso, Atlético-MG e Fluminense empataram seus duelos e deixaram os azuis se aproximarem. Marcelo Moreno e Kleber anotaram os gols gremistas.

Com a vitória, o Grêmio chega aos 40 pontos, três atrás do Fluminense e quatro atrás do Galo, que tem um jogo a menos. No sábado, o time de Luxemburgo enfrenta o Palmeiras, no Pacaembu, às 18h30.


O JOGO
1° TEMPO

Talvez a tensão da noite tenha deixado tudo mais difícil. O Vasco, com desfalques, se fechou. O Grêmio, cauteloso para não perder a terceira colocação na tabela, também não se arriscou no início. E o primeiro tempo demorou para engrenar. Na maior parte do tempo, teve muitos erros de passe no meio-campo e marcação.

A primeira finalização da partida aconteceu apenas aos 24 minutos. Antes, apenas vontade e movimentação, com toque de bola, mas sem nenhuma jogada insinuante de ataque. Pará, quando avançou pela direita e arriscou de longe, inaugurou a tabela do time que mais finaliza no Brasileirão.

A partir deste lance, o jogo melhorou para o Tricolor. O Vasco prioriza a posse de bola, mas não teve forças para criar com Carlos Alberto, sempre vaiado, e Felipe. William Barbio também não foi efetivo no ataque. Já o Grêmio começou a criar espaços, principalmente entre os volantes e zagueiros adversários. Marquinhos, Souza e Kleber apareceram por ali livres, este último finalizando de longe aos 30 minutos.

MORENO ABRE A CONTAGEM

Foi neste espaço que Anderson Pico encontrou Marquinhos. Com um toque de primeira, o meia deixou Kleber na frente de Fernando Prass. No entanto, o Gladiador parou no goleiro após chute de canhota, aos 32 minutos. Depois de rondar a área pela direita com faltas e escanteios, o Grêmio achou o gol.

Aos 41 minutos, em uma falta pela meia esquerda sofrida por Kleber, Marquinhos levantou na área. Marcelo Moreno desviou de leve, Fernando Prass espalmou para trás, e o próprio camisa 9 foi atrás da sobra para empurrar a bola para o gol e marcar o sétimo gol no Campeonato Brasileiro. O Grêmio martelou e foi para o vestiário com uma vitória parcial.


2° TEMPO

O segundo tempo veio com a promessa de um Vasco mais efetivo, já que Cristóvão colocou Tenório na vaga de Barbio. Luxemburgo optou por manter a equipe. Quem teve a melhor chance, logo no início, foi o Grêmio. Depois de uma saída rápida, Marquinhos encontrou Marcelo Moreno livre. O centroavante avançou, mas bateu sobre a marcação de Douglas, que recuperou-se, aos 5 minutos.

Dois minutos depois, Marcelo Grohe viu o Vasco chegar pela primeira vez. Depois de bola alçada, Naldo estava tirando de puxeta, a bola tocou em Tenório, e se ofereceu para o centroavante. No entanto, o árbitro parou a jogada por toque do vascaíno, em lance duvidoso.

KLEBER BRILHA

Bem no jogo, o Tricolor conseguiu seu segundo gol em um lance que misturou um pouco de sorte com muita qualidade de Kleber. O atacante recebeu bola na ponta da área, pela esquerda. Cortou Eduardo Costa com facilidade e bateu de perna esquerda. A bola tocou em Dedé e enganou Fernando Prass, para delírio dos gremistas.

A partir daí, a partida ganhou uma cara diferente. Luxa colocou Marco Antônio e Leandro nos lugares de Marquinhos e Marcelo Moreno. O Vasco foi com três atacantes e Wendel na vaga de Felipe. Os cariocas passaram a aparecer mais no campo ofensivo, principalmente com escanteios – foram muitos em sequência.

Aos 25 minutos, Alecsandro levou perigo para Marcelo Grohe, na finalização inaugural carioca. O centroavante ganhou no corpo de Werley e desferiu arremate potente, à esquerda de Grohe. Dois minutos depois, Wendel colocou bola na área, Douglas cabeceou e Grohe fez grande defesa. A bola cairia dentro do gol, mas lá estava Naldo para salvar o time tricolor.

PRESSÃO CARIOCA

A pressão carioca se intensificou para o final. Luxa ainda colocou André Lima na equipe, até para aumentar a estatura do time, já que o Vasco chegava muito com bolas aéreas. Em uma delas, Wendel, com sua perna esquerda, colocou na cabeça de Douglas. O zagueiro finalizou na trave. No rebote, Eduardo Costa perdeu chance livre, na pequena área, aos 34 minutos.

Com 40 no relógio, ainda deu tempo de Zé Roberto perder chance de marcar seu primeiro gol com a camisa gremista. A cabeçada do camisa 10 pegou na trave e depois foi tirada por Prass de cima da linha. O rebote ficou com André Lima, que bateu e Dedé também afastou.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 x 0 VASCO

Local:   Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 29 de agosto de 2012, quarta-feira
Horário:   22 horas (de Brasília)
Público: 21.758 (17.770 pagantes)
Renda: R$ 336.645,50
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO)
Cartão amarelo: Leandro (Grêmio) e Felipe (Vasco)

Gols:
GRÊMIO: Marcelo Moreno, aos 41 minutos do primeiro tempo; Kléber, aos 12 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Fernando, Souza, Marquinhos (Marco Antônio) e Zé Roberto; Kléber (André Lima) e Marcelo Moreno (Leandro)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

VASCO: Fernando Prass, Auremir, Dedé, Douglas e William Matheus; Eduardo Costa, Nilton, Felipe (Wendel) e Carlos Alberto (Pipico); Willian Barbio (Tenório) e Alecsandro
Técnico: Cristóvão Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário