quarta-feira, 25 de julho de 2012

Kleber decide e Grêmio derruba o último invicto do Brasileirão 2012

Na gelada noite desta quarta-feira, 25, no Estádio Olímpico, o Grêmio bateu por 1 a 0 o Fluminense, que era o último time no Brasileirão sem derrota após 12 rodadas. O gol marcado por Kleber aos 24 minutos do segundo tempo deu ao  Tricolor gaúcho a quarta vitória consecutiva, superando o melhor início de competição na era dos pontos corridos que era de 2008, quando somava 22 pontos.
Agora com 24, se mantém na 4ª colocação, um ponto atrás do próprio xará carioca e cinco do líder momentâneo Vasco da Gama. Com 28 e um jogo a menos, o Atlético-MG é o segundo.
O próximo compromisso azul está marcado para este sábado, 28, a partir das 18h30, diante do Coritiba fora de casa. Por coincidência, o Coxa é o adversário de terça-feira na estreia da Copa Sul-Americana. No entanto, o primeiro dos dois embates pelo torneio continental, que iniciará às 21h50min, será realizado em Porto Alegre.

O JOGO
1° TEMPO
Para espantar o frio abaixo dos 10 graus em Porto Alegre, muita movimentação. Foi assim que começou a partida em que o Fluminense foi o primeiro a ter chance de gol. Aos 4 minutos, no levantamento de falta para a área, Gum subiu de cabeça, Werley não conseguiu afastar e a bola voltou para o zagueiro que chutou e ficou apenas com o escanteio.
Por sua vez, o Grêmio, ainda instável no campo, tentou assustar em dois chutes para longe de Fernando e Kleber, além do belo giro de Elano aos 13, da risca da grande área, que Diego Cavalieri encaixou com segurança no centro gol.
Melhor posicionado em campo com o confronto completando seu quarto inicial, os donos da casa teve mais uma conclusão horrorosa aos 18, quando Souza aparou a rolada para trás de Zé Roberto e mandou na lua. No minuto anterior, foram os visitantes que ameaçaram de novo. Na chegada com força na linha de fundo do lateral-direito Wallace, o cruzamento achou Fred. Por sorte, a bola estava mais alta que o ideal e o camisa 9 testou fraco nas mãos de Marcelo Grohe.

JOGO ENCARDIDO
Com muita disputa no corpo pela posse de bola, na exceção da bela enfiada por elevação de Kleber para Marcelo Moreno isolar mais uma aos 42min, gaúchos e cariocas trocaram algumas chances somente no jogo aéreo. Mas nem ou nem outro teve competência para sequer acertar a meta. Na mais perigosa, o atacante boliviano cabeceou à direita de Cavalieri.
Apesar da intenção movimentação dos meias gremistas no primeiro tempo, a marcação com três zagueiros armada por Abel Braga neutralizou as iniciativas dos comandados de Vanderlei Luxemburgo, que ainda ficavam expostos à velocidade dos contra-ataques puxados por Thiago Neves.

2° TEMPO
Na volta do intervalo, nada de alteração nas peças. No entanto, se postando mais no campo de ataque, o Grêmio encurralava o Fluminense e dava mostras de que a abertura do escore sairia a qualquer momento. E a boa oportunidade poderia ter acontecido aos 4 minutos, quando Marcelo Moreno protestou um pênalti quando armava o chute.
Aliás, finalização era o que faltava para os azuis. A posse de bola - que já fora maior no tempo inicial aumentara no final - não se transformava em conclusão. Nas três que obteve até os 20min, os laterais pararam nas mãos de Cavalieri. Aos 13, Pará puxou da esquerda para o meio, de fora, e mandou fraco. Também sem força fez Edílson no minuto seguinte, desta vez já dentro da grande área. Com 18, o lateral-direito meteu força, mas a falta cobrada do meio da rua saiu no centro da meta, aonde estava bem posicionado o camisa 12.

KLEBER DECIDE
Se a muralha branca parecia impenetrável até então, a boa notícia ficava por conta de Marcelo Grohe, que se transformou em um mero espectador do jogo. Mas a vontade de atacar prevaleceu sobre a de defender aos 24 minutos. Na falta rápida cobrada para Edílson na direita, o cruzamento passou por Marcelo Moreno mas não por Kleber na segunda trave. Dentro da pequena área, o camisa 30 dominou e colocou no canto oposto para inaugurar o escore.

FIM DE JOGO TUMULTUADO
Com a vantagem a favor, Luxemburgo tratou de dar fôlego à equipe para segurar mais três pontos. Aos 34 minutos sacou Zé Roberto e Elano para os ingressos de Léo Gago e Marquinhos. Logo aos 38, Andre Lima substituiu a Marcelo Moreno. A partir de então, nenhum time conseguiu criar. O destaque ficou por contas dos cartões, em especial o vermelho recebido por Kleber aos 43, quando recebeu o segundo amarelo por retardar uma cobrança de falta.

BRASILEIRÃO 2012
12ª RODADA
GRÊMIO 1x0 FLUMINENSE

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Edilson, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano (Marquinhos) e Zé Roberto (Léo Gago); Kleber e Marcelo Moreno (Andre Lima).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Gum (Rafael Sobis), Anderson e Leandro Euzébio; Wallace, Edinho (Wagner), Fábio, Thiago Neves e Thiago Carleto; Wellington Nem (Rafael Moura) e Fred.
Técnico: Abel Braga

Gols:
Grêmio: Kleber (24min/2ºT)

Cartões amarelos:
Grêmio: Souza, Marcelo Moreno, Kleber, Pará
Fluminense: Thiago Carleto, Fábio, Edinho, Anderson
LegalGrêmio: Kleber

Cartão vermelho:
Grêmio: Kleber

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (aspirante Fifa/GO)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Thiago Gomes Brigido (asp. Fifa/CE)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: Quarta-feira, 25 de julho de 2012
Público total: 27.405
Público pagante: 23.155
Renda: R$ 518.534,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário