domingo, 22 de julho de 2012

Moreno marca o quarto gol em três jogos e Grêmio estraga festa do Botafogo para Seedorf


A expectativa era pela estreia de Seedorf pelo Botafogo. Mas o Grêmio foi um convidado indesejado no Engenhão, na noite deste domingo, 22. Com mais um gol de Marcelo Moreno - o quarto em três jogos - o Tricolor venceu os cariocas  por 1 a 0 e estragou a festa alvinegra.
Perigoso no contra-ataque, o Grêmio aproveitou os erros do Botafogo para marcar o gol decisivo, aos 3 minutos do segundo tempo. Seedorf teve uma participação regular. Se movimentou bem, deu um ótimo cruzamento para Elkeson perder um gol incrivel e saiu aos 24 minutos da segunda etapa, mostrando que a parte física não deve ser problema para o meia. Pelo lado Tricolor destaque para as atuações de Elano a Marcelo Grohe, que garantiram os três pontos.

Com a vitória, o Grêmio chega aos 21 pontos e se mantém no G4, tirando o Cruzeiro, que havia "roubado" a quarta posição momentaneamente. Mais do que isso, o time de Luxemburgo está a apenas sete pontos do líder Atlético-MG. Já o Botafogo cai três posições, na oitava colocação, com 17 pontos.

PRÓXIMA RODADA
O time gaúcho volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h50, quando recebe o Fluminense no Olímpico.


O JOGO
1° TEMPO

O início da noite era de festa no Engenhão. A torcida do Botafogo praticamente lotou o estádio para assistir de perto à estreia de Seedorf com a camisa botafoguense. Mas as festividades e o clima de apoio durou pouco. O Grêmio segurou os cariocas e quase marcou logo nos primeiros minutos, quando Leandro ficou cara a cara com Jefferson, aos 2 minutos e só parou nos pés do goleiro.
Jogando como centroavante, Elkeson foi o protagonista das principais chances do time da casa. A resposta alvinegra aconteceu aos 4 minutos, quando o camisa 9 recebeu passe de cabeça na pequena área e desviou sobre o gol de Marcelo Grohe. Mesmo assim, o Grêmio marcava bem a linha ofensiva dos cariocas.
O pivô da festa no Engenhão só foi criar aos 13 minutos. Depois de cobrar falta perigosa na área do Grêmio, Seedorf ficou com a sobra, já dentro da área. Balançou o corpo na frente de Tony e bateu de chapa, mas parou em Marcelo Grohe.

GRÊMIO SE DEFENDE
Com posse de bola, o time gremista conseguia impedir que o ímpeto do rival fosse transformado em chances perigosas. O Botafogo, por outro lado, forçava a jogada pelos lados, principalmente pela esquerda de ataque. Atento nos contra-ataques, o Tricolor quase fez aos 20, quando Marcelo Moreno enfiou bola para Pará. Já dentro da área, o lateral foi pressionado e não conseguiu finalizar.
Mesmo sem fazer um treinamento coletivo com a equipe, Seedorf deu mostras de sua qualidade. Aos 28 minutos, driblou três marcadores e invadiu a área pela esquerda. Cruzou na cabeça de Elkeson, mas o agora centroavante finalizou mal, pela linha de fundo. Três minutos depois, deixou Vitor Júnior na boa para arriscar de longe.

A grande chance do jogo, porém, foi dos visitantes. Leandro, aos 34, apela para a individualidade. Passa por três marcadores com um drible, mas outra vez para nas pernas de Jefferson antes do apito final do fim de um primeiro tempo corrido no Engenhão.

2° TEMPO: GOL RELÂMPAGO
Se foi melhor no primeiro tempo, o Grêmio voltou do intervalo no mesmo ritmo. Com Anderson Pico na vaga de Tony – Pará ocupou a lateral direita -, os comandados de Vanderlei Luxemburgo deram um belo presente de grego para o holandês estreante: aos 4 minutos, Elano lançou Zé Roberto na esquerda, dentro da  área. O camisa 10 escorou de primeira, para a direita, onde encontrou Marcelo Moreno livre. Sem deixar a bola cair, o centroavante desviou na saída de Jefferson para abrir o placar.

A resposta foi imediata: 3 minutos depois, Vitor Júnior zuniu em direção ao gol de Grohe e desferiu chute cruzado, forte. O camisa 1 tricolor se jogou na grama e espalmou o perigo para longe. A pressão continuou: Fellype Gabriel bateu de longe e acertou o travessão aos 8.


PRESSÃO
A partir disso, o Grêmio se retraiu e se submeteu a pressão do Botafogo. Se postou em seu campo, com os atacantes na linha do meio-campo, e esperou um contra-ataque para surpreender, sem sucesso. Luxa optou por tirar sua dupla de meias para voltar ao modelo em losango com Léo Gago e Marquinhos nas vagas de Zé Roberto e Elano.
Aos 28 minutos, o Botafogo chegou muito próximo do empate. Andrezinho, que entrou no lugar de Fellype, cobrou falta em direção ao gol. Um desvio no meio do caminho tirou a bola de Grohe, e Léo Gago salvou em cima da linha o que seria o 1 a 1. Três minutos antes, a estreia havia acabado para Seedorf, que deu lugar a Rafael Marques no time.
A pressão botafoguense continuou até o final. Aos 37, o camisa 1 tricolor segurou cabeçada de Rafael Marques. Dois minutos depois, fez intervenção importante ao espalmar cruzamento na pequena área. Com cruzamentos seguidos, o Botafogo tentou marcar, mas o Tricolor estragou mesmo a festa para Seedorf.
CAMPEONATO BRASILEIRO
11ª RODADA
BOTAFOGO 0x1 GRÊMIO
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Domingo, 22 de junho de 2012
Público: 34.621
Renda: R$ 1.226.785,00
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (asp Fifa/SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (asp. Fifa/SP) e Danilo Ricardo Manis (SP)
Cartão amarelo:
Grêmio: Tony, Zé Roberto, Marcelo Grohe
Botafogo: Renato

Gols:
Grêmio: Marcelo Moreno (4min/2ºT)

BOTAFOGO
Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen (Willian), Renato, Vitor Júnior, Fellype Gabriel (Andrezinho) e Seedorf (Rafael Marques); Elkeson
Técnico: Oswaldo de Oliveira
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Tony (Anderson Pico), Vilson, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano (Marquinhos) e Zé Roberto (Léo Gag); Leandro e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo


Nenhum comentário:

Postar um comentário